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Vantagem competitiva em franquias: qual a importância?

vantagem competitiva

Existem diversos pontos que fazem sua empresa se diferenciar dos demais concorrentes. Isso se chama vantagem competitiva, que é o potencial de uma empresa possuir e apresentar um diferencial no mercado.

Independente do segmento, as empresas estão sempre procurando se destacar de alguma forma, afinal o mercado está cada vez mais competitivo. A inovação é um dos principais pontos atualmente para garantir esse diferencial, principalmente quando falamos de franquias. Pensando nisso, separamos alguns pontos para explicar qual a importância da vantagem competitiva para sua empresa.

O que é

Como já explicamos, a vantagem competitiva é o que uma empresa faz de específico que difere, positivamente, quando comparada a negócios concorrentes.  Ou seja, quando o seu negócio supera a empresa “rival”, assim trazendo mais resultados e, consequentemente, diminuindo a ação dos concorrentes. 

Portanto, pode-se dizer que a vantagem competitiva representa aquilo que dá um valor superior e único a uma empresa, por exemplo, no visual, no atendimento ao cliente, metodologia, entre outros. Assim, com essa vantagem, o negócio se torna ainda mais atrativo para o consumidor. 

O que deve se considerar para ter uma vantagem competitiva em franquias

Para o seu negócio ter uma vantagem competitiva é importante considerar três principais pontos: quais os benefícios que o seu produto oferece, qual é o público alvo e pesquisa e análise de mercado. A partir desses três pontos você já pode dar start no seu planejamento.

Benefícios 

É importante pensar e comparar quais os principais benefícios que o produto ou serviço da sua franquia oferece que outras não. Sejam esses descontos, atendimento personalizado, ambiente diferenciado, metodologia ou até mesmo identidade visual. 

Público Alvo

Ter um público alvo e seus objetivos em mente te ajuda a identificar qual vantagem competitiva terá mais impacto na sua franquia. Procure pontos como: a linguagem correta; o que seu público precisa; como a franquia pode melhorar a vida dele; por quê ele deveria adquirir o seu produto ou serviço. 

Análise de Mercado

Analise quem são seus concorrentes, saiba como trabalham, quais as forças e fraquezas. Não é como uma investigação, mas sim uma pesquisa de mercado para saber como sua franquia vai se destacar nos diferenciais. Vale lembrar também, que a franqueadora pode ser uma grande ajuda no reforço da vantagem competitiva. 

Exemplos de vantagem competitiva

Quando o cliente escolhe o seu negócio ao invés do concorrente, você está em vantagem. Quando você sabe o motivo dessa escolha é ainda melhor, pois é onde deve-se investir.

Confira alguns exemplos: 

  • Atendimento;
  • Valores;
  • Tecnologia inovadora; 
  • Localização; 
  • Reputação da marca; 
  • Modelo exclusivo de fabricação; 

Dessa forma, além de conseguir mais buscas, novos clientes e um nome conhecido, a marca torna-se referência para diversas outras também. Por isso, a importância da inovação, faz a franquia crescer e se tornar uma empresa de destaque. Outro fator que pode resultar em sucesso no mundo dos negócios é escolher a franquia ideal para você.

Lembre-se de que a vantagem competitiva nem sempre é permanente, é necessário buscar algo que outros dificilmente alcançarão. Também deve-se considerar que seu produto ou serviço seja algo significativo para o consumidor, assim ele buscará mais vezes e também fará recomendações. 

Quando você aposta em franquias, já está um passo à frente. Afinal, o modelo de negócios pode ser utilizado apenas pelos franqueados e o serviço não pode ser negociado na maioria das vezes. 

Portanto, quem opta pela franquia tem mais facilidade de identificar sua vantagem competitiva, que será também duradoura e sustentável. 

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