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Retenção de alunos: o que é e como colocar em prática?

retenção de alunos

Quando você toma a decisão de investir em uma franquia na área da educação, deve saber que existem diversos métodos que você precisará ter conhecimento para exercer ao longo do tempo. Um deles é a retenção de alunos.

Mais importante do que conquistar novos alunos, é manter aqueles que já estão com você. Afinal, dessa forma sua unidade sempre estará cheia. Para isso existem estratégias que devem ser aplicadas. 

O que é retenção de alunos? 

É tudo aquilo que você faz para manter os seus alunos na escola. Ou seja, um conjunto de práticas que façam com que ele continue estudando na sua unidade e não encerre a matrícula.

Mesmo que aparente ser uma tarefa complicada, com planejamento tudo se torna mais fácil. Essa estratégia faz com que a sua franquia seja mais valorizada e cresça cada vez mais. 

Para que essa retenção tenha um bom resultado, é necessário auxílio de todos os colaboradores, tanto da gestão administrativa, como da equipe pedagógica – diretor, professores, orientadores, entre outros.

Qual a importância da retenção de alunos na sua escola? 

Essa prática é fundamental, principalmente, para o crescimento da franquia, além do auxílio nos estudos do aluno. Ou seja, essa estratégia otimiza os processos de gestão da escola, garantindo uma evolução ainda mais rápida e eficaz. 

Além disso, a retenção pode gerar mais credibilidade e um retorno ainda melhor vindo diretamente dos alunos e da família. Lembrando que estes podem auxiliar na divulgação, porque quando você gosta de um produto ou serviço, você recomenda. 

Manter os alunos até – algumas vezes – após a conclusão do curso, apresenta para o mercado uma unidade franqueada de qualidade, afinal, aquele estudante permaneceu na sua escola por muito tempo por algum motivo. 

Estratégias para a melhoria da retenção de alunos 

Existem alguns métodos que vão te auxiliar a melhorar ainda mais a sua retenção de alunos. Hoje em dia, manter o foco e a vontade das crianças e adolescentes principalmente,  não é uma tarefa fácil. Mas com planejamento e organização tudo dá certo. Confira!

Conheça seus alunos 

Como já comentamos em outros posts, conhecer o público alvo é um método indispensável. Mas além disso, ter proximidade com os seus alunos também é algo importante. Desta forma você passa a ter conhecimento daquilo que gostam, que valorizam e também do que precisam. 

Além disso, escutar o feedback deles também é um fator essencial para a retenção. Assim você descobrirá onde pode iniciar as mudanças ou aprimoramentos necessários. O envolvimento da equipe pedagógica perante aos alunos também é crucial. 

Procure inovar

Principalmente com o aumento da tecnologia em nosso cotidiano, é primordial estar atualizado em tendências, afinal, quando se trata de uma escola de idiomas, estamos lidando, em sua maioria, com jovens que estão sempre antenados. 

Criação de softwares para acompanhamento, aulas com temáticas de redes sociais, músicas atuais, tudo isso faz com que chame a atenção do aluno e, consequentemente, faça com que ele se interesse mais pela escola. E quanto maior o interesse, mais bem sucedida a retenção. 

Previna-se 

Um erro muito comum entre os franqueados é esperar que os cancelamentos em números altos aconteçam para que eles comecem a tentar reter os alunos. Mas o correto é se prevenir desse fator. 

Fique atento às reclamações que os alunos possam estar comentando. Uma dica é fazer uma pesquisa de satisfação em aula, para que tanto os estudantes quanto os pais, para que você possa filtrar quais os pontos bons e onde a unidade deve melhorar. 

Tenha contato com os responsáveis

Normalmente, em escolas de idiomas, a grande maioria dos alunos é de uma geração mais nova, ou seja, são crianças e adolescentes. Por conta disso, é muito importante que a instituição tenha contato direto também com os responsáveis. Afinal, os pais vão priorizar que os filhos estudem em uma boa escola.

Mostre aos responsáveis a evolução do aluno, questione e ofereça suporte quando necessário. A aproximação dos pais na evolução e desenvolvimento da aprendizagem dos filhos é essencial, procure apresentar esse fato para eles. 

Invista em um bom marketing

Diferente do que muitos pensam, o marketing não serve somente para captar novos clientes, mas também para a retenção de alunos. Manter uma boa imagem e criar estratégias para melhorar o conforto e o desempenho dos alunos é crucial para mantê-los.

Além disso, campanhas interativas podem fazer com que eles queiram estar mais presentes nas aulas, como fantasias nos dias de halloween, comemorações, aulas temáticas, entre outros. 

Quando você dá a atenção e o foco necessários para a retenção de alunos, tudo fica mais fácil! A franqueadora também pode te ajudar. Aqui na Phenom contamos com uma equipe completa que prioriza o bem estar dos alunos e oferece suporte vitalício para os franqueadores. Venha fazer parte da nossa equipe, é só responder o formulário abaixo. 

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