Phenom Idiomas

Franquias

Planejamento estratégico: como montar?

planejamento estratégico

Para que um negócio tenha sucesso e alcance seus objetivos é importante desenvolver um planejamento estratégico eficaz.

Esse planejamento deve ser desenvolvido dentro de um contexto previamente verificado. Ou seja, com cenários analisados, metas definidas e ações que permitirão chegar onde se deseja. 

Mas o que é um planejamento estratégico?

No geral, trata-se de um conceito básico  da gestão e administração empresarial. No ramo de cursos de idiomas, por exemplo, é um recurso fundamental na caixa de ferramentas do empreendedor que estiver à frente da escola. 

Nesse sentido, saber fazer um planejamento estratégico garante que seu negócio vá começar o ano com mais chances de sucesso. Isso porque ele ajuda a definir os passos que devem ser feitos ao longo dessa nova jornada. 

É importante deixar claro que o planejamento não é apenas um mapa a ser seguido. Ele dá conta de questões mais aprofundadas que são essenciais para o sucesso do seu negócio

Dentre essas questões, vamos pegar o exemplo da escola de idiomas e fazer o levantamento das principais perguntas que esse planejamento deve responder, sendo elas: 

Quais são as mudanças ou melhorias necessárias na infraestrutura da escola? 
Quando elas serão feitas? 
Qual é a prioridade?
Como está o corpo docente? 
Haverá contratações ou demissões ao longo do ano? 
Os professores atuais precisam de treinamento?
Quais são os objetivos gerais para o ano letivo?
O que os seus cursos esperam alcançar ao longo do ano?
Quais são os objetivos específicos? 
Qual é o papel de cada membro da equipe do curso nesses objetivos?
Qual é a missão da sua escola?
O que está sendo feito para atingir essa missão?

Por que o planejamento estratégico é tão importante?

planejamento estratégico

Quando bem definido, o planejamento gera uma rota de sucesso detalhada para poder ser seguido ao longo do ano. 

Mas para além de dar direções, ele é uma maneira de definir prioridades e analisar quais melhorias precisam ser feitas em todos os âmbitos do negócio. 

E se engana quem pensa que o planejamento estratégico é só para grandes empresas. Ele é um processo que pode ser desenvolvido e incorporado na cultura de qualquer organização, independentemente do seu tamanho ou segmento. 

Afinal, todas as organizações possuem objetivos a serem atingidos, logo, todas podem e devem ter as suas estratégias anuais bem planejadas. 

Conheça as principais etapas para construção do planejamento estratégico 

  1. Diagnóstico 
  2. Filosofia e diretrizes 
  3. Metas e indicadores
  4. Projetos e processos 
  5. Controle e gestão

Mantenha o planejamento estratégico revisado e atualizado

Por último, é importante frisar que não basta apenas montar, é extremamente importante sempre revisar o planejamento. Para isso, é preciso ser detalhista e analítico para garantir os melhores resultados. 

Fazer essa revisão vai garantir o melhor alinhamento das expectativas e prioridades para o resto dos próximos meses. Ele é fundamental para continuar o bom andamento do ano letivo. 

___

Agora que você já sabe como montar o seu planejamento estratégico, que tal praticar junto de uma das franquias que mais crescem no país?

As franquias da Phenom Idiomas estão a todo vapor, somente neste primeiro ano da marca já são 16 escolas abertas, 33 unidades vendidas e as expectativas para o ano de 2023 são sensacionais.

Venha participar dessa expansão! Preencha o formulário abaixo e entre em contato com a nossa equipe de profissionais que estão prontos para te ajudar nessa jornada. 

Compartilhe:

Posts recentes

Phenom Idiomas.
Possível, fácil e real.

Com um modelo de negócio estruturado e mais de 20 anos de experiência no mercado de idiomas, a Phenom busca investidores com sede por resultados.

Após o envio de sua mensagem, nosso time comercial entrará em contato com você o mais breve possível.