Phenom Idiomas

Franquias

Perfil empreendedor: conheça os 6 pilares para ter um negócio de sucesso

perfil empreendedor

Se você tem o sonho de ser um empreendedor de grande sucesso, precisa entender que alguns pilares devem ser construídos e consolidados para atingir esse objetivo. Por isso, queremos que você conheça os 6 pilares para ter um negócio de sucesso

É possível desenvolver um perfil empreendedor? 

Muitas pessoas que estão iniciando a carreira no empreendedorismo podem olhar para este desafio, de ter as características de um empreendedor bem-sucedido, e achar que é algo inalcançável. Porém, vale destacar que se você não tiver uma dessas características, é possível desenvolvê-las e aprimorar a sua formação pessoal e profissional. 

Neste post, separamos alguns dos pilares fundamentais para a conquista desse perfil de sucesso. Confira! 

Capacidade de planejamento

profissional criando planejamento

Muitos empreendedores decretam falência por falta de planejamento. Por isso, o primeiro pilar que precisa ser desenvolvido por quem quer empreender é a capacidade de planejar.

É muito importante ter esse pilar bem consolidado antes de partir para a ação, pois somente com um planejamento bem estruturado será possível definir, por exemplo, a estrutura da empresa, a construção de planejamentos financeiros com valores investidos, o capital de giro, bem como a previsão de lucro.

Com um planejamento bem definido, o empreendedor consegue ter uma noção mais ampla de onde ele está, em que lugar deseja chegar e o que é preciso fazer para alcançar os resultados esperados.

No entanto, se você quer construir o perfil de um empreendedor de sucesso, não tenha medo de mudar a estratégia no decorrer do caminho. Sempre avalie o produto das suas ações e caso seja necessário revisar, corrigir ou refazer o seu planejamento, não pense duas vezes, persista! Pois a persistência também é um pilar fundamental para qualquer empreendedor de grande sucesso e é sobre ela que falaremos a seguir. 

Ser persistente

Pode acontecer que você tenha feito um ótimo planejamento, mas na hora de executar, a sua ideia inicial não obteve os resultados que você esperava. Porém, manter-se firme frente a essas dificuldades e ter persistência para continuar, sempre buscando o aperfeiçoamento do negócio e as melhorias nos processos, é fundamental para que o empreendedor se destaque no mercado.

Por isso, lembre-se, um empreendedor de sucesso não desiste na primeira dificuldade. As dificuldades fazem parte do processo e se pensarmos de forma mais ampla, elas são encontradas em qualquer caminho. 

Ter iniciativa

profissional tendo iniciativa

Empreender é ter atitude, ou seja, iniciativa própria, realizar ações ou idealizar novos métodos, visando desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.

A principal dica em relação a ter iniciativa é que você não espere que os seus funcionários ou parceiros comerciais saiam para o mercado em busca dos melhores fornecedores ou de novos clientes, desenvolva a capacidade de reconhecer as melhores oportunidades. 

No atual cenário econômico, onde o tempo todo surgem novas empresas e marcas, não adianta ter uma boa ideia se você não tiver a iniciativa para colocá-la em prática.  Assim, ter disposição, força de vontade, aceitar desafios e buscar soluções inovadoras são fundamentais para a conquista de um negócio de sucesso. 

Se colocar na posição de Líder

Uma pessoa que pretende ter o próprio negócio precisa entender que a liderança é o pilar que vai inspirar e motivar ações dentro e fora da sua equipe. Em outras palavras, o empreendedor de sucesso deve conseguir delegar responsabilidades, compartilhar ideias, aceitar opiniões, motivar pessoas e inspirar confiança. 

Para que isso seja possível, é importante aprimorar constantemente a postura de líder, colocando como prioridades características como a abertura para novas ideias, sede por conhecimento e equilíbrio emocional.

Tenha em mente que ao empreender, você estará à frente de um sonho idealizado, sendo o único responsável por fazer com que essa ideia saia do papel e realmente aconteça e isso demanda a posição e capacidade para liderar. 

É preciso se conhecer e desenvolver autoconfiança 

Conhecer o próprio perfil é a forma mais segura de começar o negócio e em conjunto com a autoconfiança, a garantia de sucesso é bem maior. Por isso, é importante identificar os seus pontos fortes e utilizá-los ao seu favor.  

O desenvolvimento da autoconfiança serve para definir os rumos do negócio, além de auxiliar na definição de estratégias para suprimir as demandas que surgirem ao longo do caminho. 

Não é possível ter a credibilidade de clientes, parceiros e funcionários se você mesmo não se sente seguro dos seus atos. Por exemplo, se um empreendedor iniciante tem o plano de abrir uma franquia de sucesso, é importante encontrar sócios que acreditem no seu potencial, para que assim possam investir no seu negócio. No entanto, se o empreendedor não acreditar que o seu plano de negócio pode dar certo, a probabilidade dele conseguir convencer algum público diminui drasticamente.

Portanto, sinta orgulho de si mesmo e saiba reconhecer seu potencial, transforme seus pontos fracos em pontos fortes, isso são características do perfil de um empreendedor de sucesso. 

A conquista desses pilares (autoconhecimento e autoconfiança) vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio, além de contribuir para que você foque no que realmente importa, busque um propósito para o seu empreendimento e trabalhe de maneira correta para desenvolvê-lo.

Inovação

Criar uma marca do zero pode ser considerada uma inovação, porém, é importante que o empreendedor torne essa habilidade de inovação algo contínuo dentro do seu negócio.

O mercado dos negócios está sedento por novidades, então, não adianta ter uma marca e se acomodar apenas com a criação dela, é necessário inovação constante. Crie produtos ou serviços diferenciados, traga soluções, facilite a vida das pessoas. 

Grandes nomes do empreendedorismo não chegaram onde estão seguindo tendências comuns, que geralmente todos costumam seguir. Eles foram criativos e inovaram seu negócio para se diferenciar dos demais. 

Mantenha-se atualizado, invista nos estudos, seja curioso! Se for necessário, faça cursos e especializações para lidar com o mercado. 

Consegue identificar em você algum dos pilares citados acima? Se sim, nós da Phenom queremos te desafiar a explorar ainda mais esse perfil empreendedor. Invista em uma franquia e tenha toda a segurança que esse método de negócio pode oferecer. 

Caso ainda tenha receio ou dúvidas sobre o investimento nesse modelo de negócio, descubra como calcular o retorno de investimento em franquias e dê o primeiro passo para conquistar o seu perfil empreendedor de sucesso.

Compartilhe:

Posts recentes

Phenom Idiomas.
Possível, fácil e real.

Com um modelo de negócio estruturado e mais de 20 anos de experiência no mercado de idiomas, a Phenom busca investidores com sede por resultados.

Após o envio de sua mensagem, nosso time comercial entrará em contato com você o mais breve possível.