Investir em um bom planejamento de Marketing Digital nunca é um gasto à toa, mas sim, um investimento a longo prazo. E quando o assunto é franquias de idiomas então, o Marketing deve trabalhar com ações bem elaboradas, uma boa equipe, um bom investimento e, claro, uma forte presença digital.
Nesse sentido, a estratégia de comunicação de uma empresa é indispensável, afinal, ela auxilia não só no progresso, como também na divulgação da marca. E para exercer uma boa estratégia de comunicação, é necessário levar em conta alguns fatores importantes.
Por isso, confira algumas dicas essenciais para investimento de Marketing Digital em uma franquia de idiomas!
Diferencial
Primeiramente, é importante separar fatores importantes que compõem a sua franquia: qual o seu diferencial? Qual a vantagem competitiva que você garante? O que você oferece de maior benefício para os seus alunos?
Quando se trata de uma escola de idiomas, é relevante apresentar que o que você vende não é algo que pode se aprender em qualquer lugar na internet ou sozinho, por mais que muitas pessoas conseguem esse feito ao longo da vida, é fato que estudar o idioma com professores preparados é uma forma muito mais rápida e eficaz de aprendizagem e absorção.
Pensando nisso, o seu marketing precisará de argumentos fortes que chamem a atenção e convençam novos alunos a fazer parte do seu negócio. Portanto, estude seu mercado e área de atuação, busque por bons argumentos e apresente de forma clara o seu diferencial.
Conheça seu público-alvo
Ter uma franquia já facilita ao definir o público-alvo, porque normalmente ele já está pré-definido pela franqueadora. Entretanto, conhecer as características do seu público também é um fator de extrema importância, afinal, auxilia no processo de comunicação e na análise de resultados da empresa.
Um fator importante que deve se dar atenção são as características dos seus clientes que mudam de acordo com o local em que a sua escola está. Ou seja, dependendo da localização o seu público-alvo pode ser sim diferente do geral, por isso a importância de estudar o local e estar sempre atento a esse fator.
Presença digital
Quando falamos em Marketing Digital, estamos englobando tudo aquilo que envolve a internet: sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, entre outras diversas plataformas online e offline também.
A vantagem de ter uma franquia é que, normalmente, a franqueadora já possui um site principal, onde apresentará a sua unidade. Todavia, é muito importante que a sua franquia possua os próprios usuários e conteúdos específicos e locais.
Nesse fato incluímos também o marketing local. Se você quer que a sua escola de idiomas cresça e tenha mais alunos, você deve divulgar sempre o local onde ela está situada.
Informe em suas redes sociais a localização exata, utilize, se possível, em todos os lugares de divulgação o endereço e contato, desta forma você alcança pessoas não somente da sua região, como também de cidades próximas.
Além disso, conhecer a forma com que seu cliente consome notícias pode ser um ponto favorável para a sua estratégia. Desta forma, você consegue entrar em contato com empresas locais para fazer parcerias e auxiliar na divulgação da sua escola.
Produção de conteúdo
Ter uma presença digital forte requer uma produção de conteúdo planejada e detalhada, com objetivos e estratégias para alcance de engajamento. Ou seja, não basta ter um site e contas em redes sociais se você não alimentá-los com conteúdos diários ou ao menos semanais.
Por isso, faça uma pesquisa aprofundada em seus concorrentes e adapte a produção de conteúdo para seu público alvo específico. Ter uma equipe qualificada para essa função é também muito vantajoso.
Materiais midiáticos como imagens e vídeos com o foco no ensino é uma boa aposta. Quando falamos de franquia de idiomas, vídeos com dicas, contato direto com o professor e fotos da escola podem chamar atenção. Entretanto, tudo depende da pesquisa de mercado e público.
Alinhe-se sempre com o franqueador
Como abordamos antes, ter uma franquia já é vantajoso porque muitas vezes esta já oferece uma equipe de marketing e materiais digitais de divulgação. Porém, desta forma você deve se adaptar e seguir a identidade visual da empresa e respeitar as campanhas.
Ou seja, mesmo que a sua franquia possua a própria conta nas redes, deve-se manter constante contato com a franqueadora para que já siga os passos das estratégias elaboradas por ela, alinhando com as suas ideias.
Atendimento de qualidade
Ter redes sociais e investir em marketing de conteúdo é sim um passo importante, mas outra estratégia indispensável é o bom atendimento. A experiência que o cliente vai ter com seus serviços vai ser um dos principais motivos de ele escolher você. Parece simples e básico, mas a força de um bom atendimento pode te garantir resultados incríveis.
Atendimento rápido, com feedbacks e um bom relacionamento com funcionários e clientes é essencial para o seu negócio. Ouça seus clientes e esteja sempre disposto, lembrando que é ele quem pode falar e incentivar amigos e familiares para escolher a sua escola.
Marketing Digital da Phenom
Entendeu como o investimento no Marketing Digital pode ser a chave para alcançar o sucesso da sua franquia de idiomas? As estratégias e as ações corretas podem ajudar o seu negócio a crescer e expandir.
Aqui na Phenom Idiomas, por exemplo, temos um serviço de marketing digital completo e gratuito para todas as nossas unidades franqueadas. Ele funciona junto da plataforma de CRM e oferece várias vantagens, como:
- Aumento do poder de marca;
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- Apresentação de métricas completas;
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Trata-se de mais uma ferramenta da Phenom para melhor desempenho das nossas franquias e expansão da nossa marca por todo o país.
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