O mês do outubro rosa é conhecido mundialmente como um período que alerta sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, o câncer do colo do útero, assim promovendo a conscientização.
Pensando na importância deste mês e considerando que 45,8% dos colaboradores no mercado de trabalho são mulheres, separamos os principais motivos pelo qual é importante tratar o assunto dentro das empresas durante este mês. Confira!
Outubro rosa dentro da empresa
Realizar uma campanha dentro da empresa é uma ótima ideia para conscientizar sobre a saúde de mulheres e a importância da realização periódica de exames preventivos, como o autoexame das mamas e a mamografia. Os homens também devem estar inseridos na campanha, mesmo que o percentual da doença seja muito baixo entre eles.
Além disso, realizar ações promovendo a saúde resulta no bem-estar e traz um conforto para os colaboradores dentro do ambiente de trabalho, resultando na melhora da autoestima do trabalhador, reduzindo os afastamentos e melhorando a produtividade.
Como conscientizar os colaboradores?
Separamos três ações que podem ser colocadas em práticas para promover a conscientização, garantindo mais informações aos trabalhadores sobre a doença e medidas de prevenção.
- Decorar o ambiente de trabalho
Colocar laços e alguns elementos cor-de-rosa na decoração dos departamentos como banheiros, refeitórios e outros locais da empresa traz um toque especial aos ambientes e poderá ajudar os colaboradores a se lembrar de fazer a prevenção.
- Dia casual do rosa
Outra ação descontraída é escolher um dia de outubro para que todos os profissionais vistam uma peça de roupa rosa para simbolizar a campanha. Além de mostrar a preocupação da organização com essa campanha de prevenção, também engaja as equipes para a causa, dando visibilidade para o movimento.
- Incentive a realização de exames.
Incentive os colaboradores a realizarem exames preventivos como autoexame, mamografia e até ultrassom de mamas em casos de histórico da doença na família. A recomendação do Instituto Nacional de Câncer em relação à mamografia, por exemplo, é que seja feita a cada dois anos, a partir dos 50 anos.
Não deixe o Outubro Rosa passar em branco na sua empresa, demonstre sua preocupação com suas colaboradoras nesse movimento. Planejar ações para engajar e promover a saúde da sua equipe nunca é demais!
_______________
Na Phenom, buscamos conscientizar nossas colaboradoras da forma mais saudável possível. Afinal, o Outubro Rosa é uma luta para todos nós, já que todos temos mães, avós, irmãs, tias, sobrinhas e assim por diante.
Se você está pensando em começar a empreender e procura uma marca que se preocupa com o bem-estar e o futuro das pessoas, basta preencher o formulário abaixo para saber mais.