Phenom Idiomas

Franquias

Hábitos que vão te ajudar a conquistar o sucesso profissional

profissional bem sucedido

Em cada projeto que você se desempenha a realizar, é necessário desenvolver hábitos benéficos para alcançar metas. Não construir uma rotina com práticas favoráveis a sua construção como profissional, pode ser prejudicial para a sua carreira.

Quando o objetivo é ter um negócio de sucesso, é extremamente importante aprimorar os hábitos já existentes em sua rotina e colocá-los em prática com frequência no cotidiano. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas de hábitos que vão te ajudar a conquistar o sucesso profissional

O que é hábito?

Antes de colocarmos esse conceito em prática, precisamos entender o que significa. De acordo com o dicionário, hábito é um “comportamento que alguém aprende e repete frequentemente”, ou seja, é aquilo que você costuma fazer diariamente, seja este benéfico ou não. 

A partir desse conhecimento, entendemos que hábitos podem mudar, evoluir ou até mesmo regredir. Como por exemplo, o horário em que você acorda de manhã, se é de costume dormir até mais tarde, isso torna-se um hábito prejudicial tanto para a sua rotina de sono, como para a saúde, produtividade e trabalho. 

Desta forma, buscar por uma mudança, por mais exigente e complexo que seja, é indispensável. 

Como surge e como identificar um hábito

Como dito anteriormente, tudo que fazemos repetidamente cai em rotina, assim, torna-se um hábito. Na prática, os hábitos são criados por conta de uma recompensa. Ou seja, se você faz uma ação repetidamente, é porque, de alguma forma, ela gera uma recompensa para você. A partir desse pensamento, torna-se mais fácil identificar os hábitos negativos e alterá-los, além de construir os positivos. 

Utilizamos o mesmo exemplo: se você dorme até mais tarde, é porque de alguma forma isso lhe traz uma recompensa, como um tempo a mais de descanso, ou uma compensação por ter decidido dormir também mais tarde. Entretanto, mesmo com essa recompensa, você percebe que isso também traz malefícios. Assim, você coloca na balança aquilo que é prioridade.

Separe em: 

  • Metas
    • Quais os caminhos para alcançá-las?
    • Quais obstáculos estão impedindo você de chegar lá?
    • O que você pode fazer para mudar hábitos ruins e construir novos melhores?
  • Rotina
    • Durante o dia: qual a rotina que você segue?
    • Qual a recompensa que você recebe ao colocar essa rotina em prática?
    • Como ela te auxilia ou atrapalha o alcance dos seus objetivos? 

Desta forma, você consegue alinhar como o seu dia-a-dia se encaixa nos seus objetivos, deixando claro por onde começar a mudança. 

Influência dos hábitos na vida profissional 

A área profissional é a mais afetada pelos seus hábitos, afinal, ela está presente em grande parte do seu cotidiano. Uma pessoa acostumada a procrastinar, por exemplo, se coloca como uma simples meta deixar as distrações de lado, ela pode ter recompensas ainda melhores, além de resultados mais rápidos e eficientes. 

Um profissional que é atento à importância dos hábitos e seus efeitos sabe se destacar como um bom líder ou até mesmo um bom colega de trabalho. Saber lidar com isso e buscar melhorias faz com que esse profissional alcance com mais prestígio os seus objetivos. 

Conheça os hábitos que vão te ajudar a conquistar o sucesso profissional e como aplicá-los 

Estabelecer metas específicas

Definir metas específicas auxilia a determinar qual caminho você deve seguir para chegar no objetivo principal. Para pôr em prática essas ações, é necessário desenvolver projetos realistas, estudar o mercado e o público e estruturar os passos a serem seguidos. Uma dica é fazer um mapa mental, anotando todos os caminhos que te ajudarão neste processo. 

Conheça o mercado

Antes de entrar em um novo negócio, o empreendedor deve conhecer o ramo em que está ingressando. Por exemplo, se você investe em uma franquia de idiomas, é necessário fazer uma pesquisa para descobrir o público e conhecer os concorrentes. 

Entendendo como funciona o mercado você tem um amplo conhecimento de onde está investindo, assim, você consegue definir quais as melhores formas de agir nesta área. O estudo é sempre um bom hábito!

Seja autocrítico na medida certa

A autocrítica é crucial na hora de se avaliar, mas claro, tudo na medida certa. Quando você se auto avalia é necessário saber onde está acertando e onde está cometendo erros. Este é um dos hábitos mais importantes no âmbito profissional.  

Além disso, a autocrítica abre os olhos para os pontos que devem ser mudados ou melhor construídos, mostrando com clareza o potencial que o profissional tem nas áreas em que atua. 

Trabalhe o emocional

Cuidar da saúde mental é indispensável. Estar alinhado e estável deixa o ambiente de trabalho mais harmonioso e faz com que as dificuldades sejam enfrentadas com mais tranquilidade e razão. 

Por isso, saiba que dar atenção a sua saúde mental também é preocupar com a qualidade do seu trabalho. 

Seja organizado

Esse hábito é um dos mais importantes na construção do perfil de um profissional de sucesso. A organização não se encaixa apenas nas coisas simples do trabalho, como manter o ambiente limpo e arrumado, mas sim, em todas as áreas da vida. 

Estruturar a rotina e sistematizar o tempo é a chave de tudo. Ter o controle e um cronograma articulado para ajustar a vida pessoal com a rotina profissional, é uma ajuda essencial na jornada da conquista do sucesso. 

Além disso, não se pode deixar de lado a organização financeira, afinal, essa é uma característica presente em todos os profissionais bem-sucedidos. Faça sua planilha e separe todos os gastos, lucros e investimento. Não deixe de lado esse fator de extrema importância para o seu negócio.   

Quando você decide investir em uma franquia, também é necessário criar hábitos para que seja um bom franqueado. Entretanto, você já terá uma ajuda extra em algumas etapas, como por exemplo, as metas já estão pré-definidas e você terá suporte quanto ao estudo do mercado e do público.

Aqui na Phenom Idiomas oferecemos um suporte vitalício completo para os nossos franqueados: desde a gestão, treinamento de colaboradores, comercial e marketing. Quer fazer parte do nosso time? Preencha o formulário abaixo e converse com a nossa equipe.

Compartilhe:

Posts recentes

Phenom Idiomas.
Possível, fácil e real.

Com um modelo de negócio estruturado e mais de 20 anos de experiência no mercado de idiomas, a Phenom busca investidores com sede por resultados.

Após o envio de sua mensagem, nosso time comercial entrará em contato com você o mais breve possível.