Para o ambiente de trabalho funcionar precisamos de uma equipe que esteja centrada, descansada e produtiva, portanto, manter a saúde mental dos funcionários é importante para que isso aconteça.
Setembro é um mês dedicado à prevenção ao suicídio, uma campanha, que se iniciou no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas, portanto, separamos cinco formas de melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho, para ajudar a sua empresa a ter um bom relacionamento com os funcionários e melhor desempenho de maneira saudável e agradável.
Defina metas
Definir metas é uma maneira adequada para engajar a equipe, sendo assim, criar lista de deveres e estabelecer uma meta para ser cumprida no dia aumenta a produtividade. Para isso, também é necessário estabelecer um limite de atividades e separar por tópicos, como, por exemplo: tarefas de urgências, prioridades do dia e tarefas que podem ser adiantadas.
Dessa forma, a equipe vai criar uma rotina organizada e isso facilitará com que os funcionários se sintam mais à vontade para lidar com suas obrigações pela ordem de prioridades passada.
Faça pausas
Fazer pausas é essencial para que a equipe possa conversar, trocar ideias e assim facilitar a solução de tarefas. Além disso, reduz o estresse e a sobrecarga emocional, já que o cérebro se permite descansar e retornar em um ritmo mais produtivo.
Porém, é necessário saber quando fazer essas pausas e definir um tempo, assim todos conseguem trabalhar o seu lado emocional e profissional adequadamente.
Mantenha uma boa relação com a equipe
É importante coletar depoimentos dos funcionários, questionar como está sendo sua trajetória na empresa e tentar entender quais são suas dificuldades.
Além de criar um vínculo com a equipe, o que facilita a comunicação, também ajuda a manter o ambiente positivo, leve e confortável para tirar dúvidas.
Criar um ambiente confortável para dúvidas
Aprofundando mais a questão de criar um ambiente confortável para dúvidas, é importante ter uma equipe treinada, porém, sempre haverá casos de dúvidas e dificuldades, por isso o gestor da linha de frente também precisa ter um humor estável.
Nenhuma dúvida pode ser vista como algo negativo, sendo assim o gestor precisa saber responder educadamente, já que geralmente uma resposta grosseira ou debochada pode acabar gerando uma situação de nervosismo e estresse dos colaboradores.
Assim tornando o clima do ambiente pesado e passando uma insegurança para possíveis futuras dúvidas.
Incentive o trabalho em equipe
Por último, ressaltamos a importância do trabalho em equipe, para não haver competição e rivalidade entre os colaboradores é importante relembrar que todos são do mesmo time.
O trabalho em equipe precisa ser visto como algo positivo para que os funcionários possam trabalhar sem se preocupar com concorrência e hierarquias, sendo mais livres para compartilhar suas ideias e pensamentos.
Além de engajar a equipe a bater metas juntos, estimula o pensamento de forma coletiva e não individual, fazendo com que os colaboradores tenham mais facilidade para desenvolver a criatividade sem se desgastar mentalmente.
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Se você ainda não aplica alguma dessas dicas na sua empresa, aproveite que estamos em setembro amarelo e comece hoje mesmo!
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