Phenom Idiomas

Franquias

Desenvolvimento emocional: qual a importância para os alunos

Saúde emocional

Ao longo do tempo percebemos que a saúde mental é algo que precisa de muita atenção, principalmente quando se trata de crianças e adolescentes. Por isso a importância do desenvolvimento emocional. 

Quando trabalhamos as formas de agir em situações específicas, estamos moldando características que poderão seguir conosco para o resto da vida. Portanto, ser uma boa influência, ensinar e escutar são atitudes indispensáveis. 

Além da própria casa e da família, o desenvolvimento emocional também deve ser trabalhado nas escolas, com estratégias pedagógicas e auxílio direto para o aluno. Observar, escutar e mostrar importância pode ser essencial no crescimento da pessoa que precisa. 

Confira algumas estratégias que podem ser utilizadas dentro do ambiente da escola

Ajude a identificar as emoções

Identificar as emoções é o primeiro passo para cuidar da saúde emocional. O processo pode ser difícil e com muitas etapas, mas ele é fundamental para saber como podemos agir perante as sensações que temos. Além de descobrir o porquê estamos com esse sentimento e quais medidas tomar para resolver. 

Ao lidar com crianças, os educadores podem tentar algumas atividades lúdicas, como um pequeno teatro onde os alunos expressam suas emoções com expressões como alegria, tristeza, medo, ansiedade, raiva, entre outros. Ou apresentar uma situação e questionar o que aconteceria caso a criança ou o adolescente passasse por isso.

Respeite as emoções

Respeitar as suas emoções e dos seus alunos é muito importante. Incentive a expressar e lidar com os sentimentos de forma sincera e autêntica. Não influencie a fingir o que a pessoa não está sentindo, afinal, dessa forma ela não estará respeitando suas verdadeiras emoções.  

Ao longo da vida somos ensinados que devemos estar, na maioria do tempo, positivos, independente do que aconteça. Entretanto, isso só nos atrapalha a entender o que se passa dentro de nós e quais são nossos limites.  

Incentive a comunicação das emoções

Além de identificar, respeitar e aceitar as emoções, comunicá-las assertivamente é também muito importante para o desenvolvimento emocional. Muitas pessoas, principalmente quando criança, não sabem dizer o que estão sentindo de forma clara e manifestam-se de outras maneiras como choro e irritação. 

Está tudo bem em expressar as emoções de outras formas. Porém, o incentivo de desabafar e colocar em palavras o que está sentindo é necessário em momentos na qual você pode se oferecer para ajudar. 

Se você percebe que um aluno está mais para baixo, com comportamentos diferentes do usual, pergunte, de forma amigável, se está tudo bem. Dê atenção e abertura para que ele possa se comunicar. Se mostre um bom ouvinte, disposto a escutar e aconselhar sem julgamentos. 

Estimule a autonomia

Autoconhecimento e independência também são pontos que devem ser trabalhados no desenvolvimento emocional. Depender de outra pessoa para reconhecer as emoções e lidar com elas torna o indivíduo um dependente emocional, na qual, no futuro, pode não saber ter autocontrole e solucionar problemas. 

É necessário entender o sentimento, reconhecer seus limites e as suas capacidades. Isso se desenvolve ao longo do tempo, mas quando estimulado torna-se mais fácil. 

Ajude a criar vínculos saudáveis

A proximidade e a criação de vínculos saudáveis estão cada vez mais difíceis, principalmente se levar em conta a era digital. Quando estamos em processo de crescimento, precisamos de amizades e contato direto com pessoas para compartilhar pensamentos e sentimentos. A escola é um ambiente propício para essa formação de vínculos. 

Esse contato com pessoas diferentes ajuda no desenvolvimento emocional, pois o aluno aprende mais sobre tolerância e lidar com expectativas. Ou seja, ele entende que nem todos pensam e reagem de forma semelhante. 

Algumas atividades práticas podem auxiliar. Faça brincadeiras de faz de conta, mímica, jogos, entre outras dinâmicas interativas. 

Seja empático

A empatia é a chave para viver em conjunto, mas ela precisa ser treinada. Compreender o sentimento do outro, sem criticar, e realmente escutar e dar atenção é um grande auxílio para o desenvolvimento emocional de uma pessoa. 

A empatia nos ensina a perceber as emoções do outro e se colocar no lugar de quem está passando por algo. Dessa forma, torna-se mais leve o convívio, a amizade e as relações interpessoais. 

Quando você tem empatia com um aluno, ele sentirá a diferença e se espelhará em você. Assim, ele vai aprender a exercitar essa compreensão com seus colegas, amigos e até dentro de casa. 

Ensine e pratique a resiliência

Desde a infância, é importante ensinar que eventualmente as coisas vão por caminhos diferentes do que desejamos. Algumas vezes, não vamos alcançar nossos objetivos com apenas uma tentativa. E está tudo bem. 

A frustração não pode levar à desistência e ao abandono, mas sim a uma motivação maior para tentar novamente. Essa atitude precisa ser ensinada e praticada como um espelho para o aluno. 

Qual a importância da inteligência emocional na educação?

O ambiente escolar é o local onde a criança e o adolescente terão mais contato com outras pessoas e terão maior desenvolvimento cognitivo e social. É lá onde as atividades em grupo trazem a oportunidade de novos relacionamentos com os colegas e também moldam um perfil comportamental. 

A educação socioemocional, dentro do ambiente de estudo, é fundamental para o desenvolvimento de habilidades que vão ajudar os alunos a saber lidar melhor com as situações e também com as pessoas. Além de gerar uma autocrítica e maneiras de tolerar e respeitar o próximo. 

Quando essas características são bem desenvolvidas, a vida se torna mais leve e colabora também para o futuro profissional do estudante. 

A equipe da Phenom Idiomas está sempre preparada para oferecer o suporte necessário para alunos, funcionários e franqueados. Afinal, esse é um dos pilares de um bom perfil empreendedor. Um ambiente de trabalho acolhedor faz toda a diferença. Venha fazer parte da nossa equipe também! Preencha o formulário abaixo e converse com um de nossos consultores.

Compartilhe:

Posts recentes

Phenom Idiomas.
Possível, fácil e real.

Com um modelo de negócio estruturado e mais de 20 anos de experiência no mercado de idiomas, a Phenom busca investidores com sede por resultados.

Após o envio de sua mensagem, nosso time comercial entrará em contato com você o mais breve possível.