Phenom Idiomas

Franquias

Como contratar professores qualificados para a sua franquia de idiomas

contratação de professores

Um bom empreendedor sempre busca oferecer produtos e serviços da melhor qualidade. Quando falamos em franquia de idiomas não é diferente. Inclusive, o ramo da educação é um dos que mais demandam qualificação, principalmente quando se trata de seus educadores. Mas como posso contratar professores qualificados para a minha franquia?

Essa é uma questão que vamos te ajudar a responder neste post. Existem diversos pontos no qual devem ser levados em conta antes de tomar a decisão de contratar uma peça tão importante que é o professor. 

Por isso, confira algumas dicas a seguir de como contratar professores qualificados para a sua franquia de idiomas.

Contratação de professores qualificados: qual a importância para o aluno? 

Devemos começar pensando na importância de professores qualificados para a experiência daqueles que precisam do seu serviço. 

Além de serem responsáveis por todos os projetos pedagógicos, os professores são um dos principais responsáveis pela experiência estudantil dos alunos. Ou seja, eles podem ser a chave para a retenção dos estudantes e pelo interesse deles nas aulas. 

Como os professores são agentes cruciais para a relação do aluno com a escola, o processo de contratação deve ser criterioso e detalhado. Desta forma, a sua unidade cresce e torna-se referência. 

Entenda quais são as necessidades da escola

Antes de definir o perfil da equipe pedagógica da sua franquia de idiomas, é preciso averiguar as necessidades da escola. Assim, você garante que o processo seletivo seja coerente e corresponda ao que é necessário.

Além disso, identifique como este profissional pode impactar tanto na captação, como na retenção de alunos, assim proporcionando bons resultados para a imagem da instituição.

Observe a demanda e identifique aqueles profissionais que mais tem “a cara” da sua escola e que buscam crescer junto à marca. Assim você conta com uma equipe pedagógica que visa contribuir com o desenvolvimento da escola e dos alunos. 

Defina o perfil da vaga e do professor

Após entender as necessidades da sua franquia de idiomas, delimite também o perfil da vaga do profissional que você busca contratar. Apresente as responsabilidades, atividades que devem ser realizadas e as capacitações, bem como o perfil comportamental para se alinhar com a empresa e toda a equipe pedagógica. 

Apenas abra o processo seletivo assim que definir detalhadamente todas as informações relevantes para o preenchimento da vaga. Alguns tópicos importantes que devem ser levados em conta são:

  • inteligência emocional;
  • comunicação assertiva;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • habilidades sociais;
  • saber falar com crianças.

Avalie o currículo junto à sua equipe

Não deixe para tomar essa decisão sozinho. Faça um grupo com seu coordenador didático, consultor, e/ou profissional da equipe pedagógica que possa te auxiliar na análise do currículo e perfil do candidato. 

Desta forma, sua equipe pode utilizar a experiência para auxiliar na contratação. As percepções e ideias de diversas pessoas são fundamentais para não cometer erros na hora de escolher.  

Mas não se assuste com currículos vazios ou sem experiência. Lembre-se que todos os instrutores passam pelo treinamento, e os colaboradores inexperientes muitas vezes são mais fáceis de treinar, pois se adaptam melhor à metodologia. 

Crie um bom ambiente para a entrevista

Na hora de entrevistar seu candidato, deixe-o à vontade, torne a conversa mais convencional, fazendo com que ele se sinta confortável. Assim, a entrevista ocorrerá de forma natural, como um simples diálogo.

Entretanto, lembre-se que você ainda está analisando o perfil de um professor, então busque também fazer perguntas estratégicas, dando atenção às experiências, cursos, formas de se expressar e até mesmo gostos e comportamentos do dia a dia. 

No final da entrevista, é importante abrir para perguntas ou informações que o candidato ache relevante compartilhar. Assim ele poderá tirar todas as dúvidas e você poderá conhecê-lo melhor. 

Método de ensino e treinamento 

Geralmente, quando você trabalha em uma franquia de idiomas, já está pré-definido a metodologia utilizada em sala de aula. É importante deixar claro para o candidato à vaga qual o método de ensino da sua franquia e se ele conseguiria se adaptar. 

É comum que escolas de idiomas ofereçam treinamento aos seus funcionários antes mesmo de definir se este será contratado. Assim, torna-se mais fácil saber se o professor terá o conhecimento necessário para fazer parte da sua escola. 

Além disso, saber como os candidatos à vaga tratam os alunos e o que fazem para manter ordem dentro de sala de aula também é um fator de relevância, principalmente levando em conta que o perfil ideal precisa ter paciência e controle para realizar intervenções e interações.

Busque contratar aquele que possua o domínio da classe, mas também saiba desenvolver os alunos na questão socioemocional.

Busque saber se o profissional está sempre atualizado

É de extrema importância estar atualizado, independente da sua profissão. Porém é ainda mais importante quando se trabalha com o ensino. Afinal, um profissional que está sempre antenado nas novidades consegue deixar a aula muito mais interessante, principalmente quando se trata de lecionar para crianças e adolescentes. 

Dê feedback sobre o processo seletivo 

Ao final do processo seletivo é importante passar o feedback para todos os candidatos, sejam estes contratados ou não. Afinal, essa é uma atitude responsável da empresa.

Além disso, é indispensável que esse feedback venha acompanhado de uma justificativa, apresentando nitidamente os pontos positivos e negativos, e o porquê de ser contratado ou não. 


Aqui na Phenom Idiomas contamos com uma equipe pedagógica qualificada e treinada com a nossa metodologia única e inovadora. Venha fazer parte da nossa equipe! Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

Compartilhe:

Posts recentes

Phenom Idiomas.
Possível, fácil e real.

Com um modelo de negócio estruturado e mais de 20 anos de experiência no mercado de idiomas, a Phenom busca investidores com sede por resultados.

Após o envio de sua mensagem, nosso time comercial entrará em contato com você o mais breve possível.