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Abrir uma franquia: mitos e verdades

abrir uma franquia - mitos e verdades

O setor de franquias, apesar de recente no Brasil, tendo início oficialmente em 1994, com a criação da primeira Lei de Franquias, nunca enfrentou uma queda, apesar dos inúmeros momentos turbulentos da economia brasileira.

Para se ter uma ideia, apenas no 1º Trimestre de 2022, o faturamento das franquias foi de R$ 188.568 MI, com uma taxa de crescimento de 8,8% em relação a esse mesmo período de 2021, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Visto esse cenário positivo, e com tantas opções no mercado, muitos mitos sobre esse tipo de empreendimento circulam por aí, causando confusão e receio em possíveis empreendedores. Pensando nisso, separamos os principais mitos e verdades sobre abrir uma franquia para você ter em mente ao considerar investir em uma franquia. Confira!

Os mitos sobre abrir uma franquia

1- Franqueados trabalham menos

Falso! É verdade que, ao investir em um modelo já estruturado, o gestor não precisará se preocupar com estruturação do plano de negócios, padronização, identidade de marca, etc.

Porém, isso não significa que você irá trabalhar pouco. Afinal, a parte administrativa e de gestão da unidade será de sua responsabilidade.

Ou seja, o formato permite que o gestor foque as energias no bom funcionamento e sucesso da sua franquia.

2- A franqueadora controla tudo

Mais um mito comum nesse mercado. É real que, ao comprar uma franquia, você conta com um modelo de negócios já delimitado. Porém, não quer dizer que a franqueadora necessariamente vá controlar cada movimento do gestor.

Existem franquias mais rígidas sobre os critérios e padrões que devem ser seguidos à risca, porém, existem outras que oferecem apenas um apoio para garantir a qualidade e o sucesso de todas as unidades da marca, adaptando os detalhes à realidade local.

É certo que todo franqueado precisa lidar com uma série de normas a serem seguidas, e elas servem justamente para manter toda a rede alinhada, fortalecendo o nome da empresa.

Uma boa maneira de entender a importância dos processos de padronização é assistindo o filme “Fome de Poder”, que conta a história sobre o surgimento da rede McDonald ‘s.

3- Abrir uma franquia é caro 

Os valores para abrir uma franquia variam de acordo com diversos fatores: tamanho da unidade, modelo escolhido, tipo de empreendimento. Obviamente existem marcas já consolidadas no mercado que exigem um alto investimento inicial. Porém, essa realidade não é a regra.

Na verdade, no universo da franchise, existem opções para todos os bolsos. As franquias da Phenom Idiomas, por exemplo, contam com formatos de escolas que variam de acordo com o tamanho da cidade em que a unidade será inaugurada, e investimento inicial a partir de R$100.000.

4- É preciso ter experiência 

Já possuir experiência prévia em empreender não é um fator determinante para abrir sua franquia. Porém, é verdade que é importante conhecer seus objetivos quanto investidor e entender se o segmento da marca é compatível com seu perfil.

Por exemplo, se você já atuou como professor de idiomas ou diretor de uma escola, claramente sentirá mais facilidade em gerir sua franquia no setor da educação.

Ter perfil empreendedor e muita vontade de tirar os planos do papel para obter sucesso é muito importante para a prosperidade da empresa. Porém, essas habilidades também podem ser treinadas e conquistadas ao longo do tempo.

As verdades sobre franchising

1- Franquia tem mais chances de obter sucesso

Por contar com uma estrutura já consolidada e o apoio necessário em todas as áreas, as chances de obter sucesso abrindo uma franquia são sim maiores do que ao iniciar um negócio do zero.

Porém, vale lembrar que apenas a marca não garante o êxito sozinha. É necessário comprometimento e dedicação da parte do franqueado para administrar o empreendimento.

O empreendedor precisa ter em mente que o sucesso depende também de alguns fatores:

A dedicação e o esforço em reter os clientes;

Fortalecer parcerias;

Dedicação e busca por capacitações constantes.

2- É necessário planejamento para abrir uma franquia

Assim como todo tipo de investimento, abrir uma franquia também envolve planejamento e organização. Porém, contando com a expertise da equipe de suporte da franqueadora, fica mais simples tirar as ideias do papel.

Procure se certificar que a franquia que está investindo oferece todo o suporte necessário: desde a pesquisa mercadológica da área que a unidade será implantada, auxílio no recrutamento e treinamento dos colaboradores, bem como as estratégias de marketing para atrair clientes e manter tudo rodando.

3- Posso ter uma franquia sozinho

A franchising permite que você abra seu estabelecimento sozinho, sem precisar ter um sócio, desde que arque com a capacidade financeira e técnica de abrir sua unidade.

O benefício nesse caso é que, mesmo sozinho, você irá contar com todo o suporte e apoio necessário para o negócio prosperar.

Quando há mais de um sócio, é importante que um se responsabilize pela parte operacional, ou seja, esteja à frente da operação de fato, se fazendo presente, gerenciando a empresa e garantindo que tudo funcione de acordo com os padrões da franqueadora.

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Agora que você já entendeu melhor como funcionam os prós e contras de investir em uma franquia e em um formato já estabelecido, pode chegar à conclusão se essa é a melhor opção para o seu perfil de investidor.

Resumidamente, o segredo do sucesso para o franqueado é apostar em uma marca que oferece todo o suporte necessário, além do empenho pessoal em fazer a empresa prosperar.

Os franqueados Phenom, por exemplo, contam com o apoio da nossa equipe desde o fechamento do negócio, passando por todas as etapas: implantação, recrutamento e treinamento de funcionários, suporte pedagógico, de marketing, e tudo o mais que uma escola precisa para obter bons números e conquistas um rápido retorno de investimento.

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