Phenom Idiomas

Franquias

10 Habilidades necessárias para ser um bom gestor de franquias

gestor

Reconhecer e aprimorar as suas habilidades é uma das chaves para ter uma franquia de sucesso. Mas é claro, muitas dessas competências você alcança com estudo, prática e referências. 

Ninguém nasce sabendo como ser um ótimo gestor. Mas estar aberto a conhecer algumas práticas, se adaptar ao mercado e evoluir, são gestos indispensáveis na jornada de ter o próprio negócio. 

Confira então: 10 habilidades necessárias para ser um bom gestor de franquias

1. Boa comunicação

Uma rede de franquias necessita de uma boa comunicação entre franqueador e franqueado. Para ser um bom gestor, é necessário ter habilidades para se comunicar. Não somente com os franqueados como com os colaboradores da sua unidade. Essa é uma das práticas mais importantes na área de gestão.

Além disso, saber falar com o seu público também é um fator de relevância para a construção de um bom gestor. Afinal, é necessário clareza para poder vender o seu produto ou serviço, além de ter um bom relacionamento com os clientes para dar suporte e solucionar problemas. 

Portanto, trabalhe a habilidade de comunicação desde cedo. Seja objetivo mas também um bom ouvinte. As entrevistas são um bom começo para exercitar o bom relacionamento com os franqueados e colaboradores. Compartilhe suas ideias e ouça as deles, assim é possível criar também confiança.

2. Organização

Em qualquer tarefa que você se propõe a realizar é importante ser organizado. Quando se é gestor de uma franquia, esse é um assunto que ainda deve se dar mais atenção. Entretanto, vale lembrar que ninguém consegue ser 100% organizado e não cometer erros. 

Fazer o básico e ser uma pessoa organizada garante melhor qualidade no trabalho, auxilia no tempo das responsabilidades, evita a procrastinação e consequentemente auxilia no desempenho de seus funcionários. 

3. Colaboração

Um bom trabalho em equipe é indispensável, isso em todas as áreas de ocupação. Portanto, incentivar a colaboração e fazer parte do desempenho de todos os setores da empresa é um fator essencial para o crescimento e sucesso da sua franquia. 

Integrar uma equipe motivada que auxilia a todos e colabora para um desenvolvimento geral. Além de tornar o trabalho mais fácil e com mais chances de trazer bons resultados. Por isso, envolva-se nos projetos e esteja próximo de sua equipe. 

4. Solução de problemas

Essa é uma habilidade que deve ser exercitada principalmente quando você decide assumir uma empresa. A competitividade está presente no mercado e todo bom gestor deve saber lidar com os altos e baixos da sua franquia, além de buscar uma alternativa criativa e rápida quando surgem os problemas. 

Passar pelas dificuldades é um processo que requer análise, reflexão e cautela para seguir em frente. Muitas empresas buscam líderes que possuem essa habilidade em evidência. 

5. Liderança

Saber liderar a sua unidade é essencial para o crescimento da marca. Existem diversas características que tornam o profissional um bom líder, como responsabilidade, motivação, ser uma boa referência e também garantir segurança para a sua equipe. 

Busque auxiliar e orientar bem os colaboradores e assim, garantir o respeito dos mesmos de acordo com a hierarquia. 

6. Incentivo do desenvolvimento de habilidades dos colaboradores

O incentivo não somente de trabalho, como de desenvolvimento de habilidades, é um fator que vai auxiliar também na evolução da empresa. Como gestor, estimular o desempenho de seus colaboradores pode ocasionar em um alcance mais rápido de metas.

Uma forma de incentivar as habilidades é realizando treinamentos, onde a equipe pode aprender e desenvolver aquilo que já sabe, aprender novas técnicas, além de favorecer o trabalho em equipe e proximidade com a empresa. 

7. Saber negociar

Ter a sua própria franquia exige que você saiba negociar. A negociação é indispensável em diversas áreas de trabalho, principalmente quando um dos principais objetivos é a expansão.

Vale lembrar que essa é uma habilidade que se garante ao longo do tempo, com vasta experiência e muito estudo. Então podem acontecer deslizes, mas isso não é motivo para desistência ou achar que não é capaz, mas sim para aprendizado. 

8. Estar informado e atualizado

A mudança é algo constante, principalmente nos dias atuais, onde o cenário é de instabilidade. Estar informado e atualizado é indispensável quando lideramos um negócio, seja sobre o mercado ou até mesmo sobre os interesses do seu público alvo. 

É necessário estar introduzido nas preferências dos seus clientes para que seja possível suprir as suas necessidades e sempre apresentar novidades que vão manter o foco e o desejo no seu serviço.

Além disso, ter a habilidade de apresentar novas ideias criativas é também um fator positivo. Desta forma, você consegue solucionar problemas com mais facilidade e fornecer conteúdo que possa trazer um diferencial. 

9. Inteligência emocional

Essa é uma habilidade muitas vezes “deixada de lado” quando falamos em gestão. Entretanto, é uma das mais importantes. Precisamos lembrar que independente do trabalho, lidamos com seres humanos, que possuem seus problemas, dificuldades e competências. 

Ser empático, dar atenção e suporte a sua equipe, torna o ambiente de trabalho um local mais fácil de conviver, além de gerar confiança entre os colaboradores e gestores.  

10. Visão à longo prazo

Criar um planejamento estratégico é um dos passos mais importantes ao iniciar o seu negócio. Mas para ser um bom líder é essencial saber traçar metas a longo prazo, afinal, você entrou neste negócio para ser duradouro. 

Quando o gestor possui uma visão de longo prazo, é possível solucionar problemas com mais facilidade, identificar e buscar ações para reverter os momentos de crise. É sempre muito importante estar preparado para tudo. 

Ser um bom gestor não é algo fácil, necessita de entrega e experiência. As habilidades se adquirem ao longo do tempo, mas estudando-as e colocando algumas em prática, o seu negócio consegue ser bem sucedido.

Aqui na Phenom Idiomas possuímos uma equipe completa e preparada para oferecer suporte vitalício a todos os franqueados, além de treinamentos completos que auxiliam na construção de um bom gestor. Responda o formulário abaixo e saiba mais. 

Compartilhe:

Posts recentes

Phenom Idiomas.
Possível, fácil e real.

Com um modelo de negócio estruturado e mais de 20 anos de experiência no mercado de idiomas, a Phenom busca investidores com sede por resultados.

Após o envio de sua mensagem, nosso time comercial entrará em contato com você o mais breve possível.